Enigma – O Terror das Escape Rooms

Algo muito sinistro ocorre no metrô de Londres. Um dos trens parou subitamente entre as estações Picadilly Circus e Green Park. Alguns vagões haviam sido completamente vandalizados na noite anterior, o que sinalizava que algo ruim estava por vir. Hoje, um grupo anarquista de hackers invadiu todos os sistemas da cidade e instaurou o caos! Todos os meios de comunicação estão interrompidos. As portas estão bloqueadas e tudo indica que os trens estão fora de controle. Mas a situação pode piorar! Um dos trens desgovernados está vindo na sua direção e vocês têm apenas 60 minutos para escapar antes da colisão fatal.

Essa é a descrição da atração Metrô em Londres, da empresa Escape60’ especializada em Escape Rooms (se quiserem mais informações sobre eles, só conferir AQUI).

Enigme de Kenji Sakaki
A autora Kenji Sakaki

O conceito de ficar trancado em um ambiente estranho e misterioso, sozinho ou com outras pessoas, resolvendo puzzles e mistérios, com diversas temáticas enquanto você tem uma corrida contra o tempo para chegar ao grande objetivo, que é escapar, se tornou muito popular como uma forma de entretenimento e hobby, serviu também como pano de fundo para diversos filmes, séries, livros etc. Claro que o universo dos mangás não iria ficar de fora e foi justamente essa temática que inspirou a autora Kenji Sakaki a criar Enigma!

1 – Sinopse

Enigma (ou Enigme, como a grafia do título sugere) foi originalmente publicado na Weekly Shonen Jump entre 2010 e 2011, porém os sete volumes que compõem a obra só chegaram ao Brasil em abril de 2015 graças a Editora JBC.

Aqui vocês vão encontrar a história de Sumio Haiba, um colegial comum… Isso se ignorarmos que ele guarda um grande segredo: ele possui o “Diário dos Sonhos”, uma habilidade capaz de prever o futuro! Certo dia, uma existência misteriosa que se autointitula “Enigma” reuniu à força sete pessoas com talentos únicos como o de Sumio! E agora começa a grande fuga deles, enfrentando o próprio destino! (Sinopse retirada do próprio Volume 1).

2 – Terror juvenil e superpoderes criativos

Enigma possui duas grandes forças que reforçam sua qualidade. A primeira grande força está na abordagem que a autora decidiu seguir, de uma pitada de terror paranormal/psicológico com a fórmula clássica que podemos ver em qualquer obra padrão de shounen. Para quem curte uma história com mistério e esses elementos, vai se sentir bem-vindo, e quem só quer ver um pouco de ação de jovens com superpoderes também se sentirá em casa, quem curte os dois então, terá uma ótima experiência.

Quando digo que há elementos de terror, não esperem algo muito “Junji Ito” ou “Jogos Mortais”, mas ainda é o suficiente para causar um desconforto. A ambientação no estilo “escape room”, perspicazmente escolhida, diga-se de passagem, tem o intuito de causar aquela sensação claustrofóbica. Há sim situações que deixariam até John “Jigsaw” Kramer orgulhoso, mas por mais sérios ou pesados que sejam os desafios, logo vem o alívio cômico que tira a tensão e põe a história de volta ao seu rumo, com a sensação de superação no peito.

A segunda grande força está em seu elenco de personagens, no caso, os sete escolhidos para participarem do E-Test orquestrado pelo vilão Enigma.  Para poder falar dos personagens vou precisar deixar aquele pequeno aviso de [SPOILER], mas não se preocupem que não é nada pesado, só que é bem complicado entrar nesse tópico sem citar algumas coisas sobre eles, que são reveladas no decorrer da história. Nem todos têm seus poderes revelados logo de cara e, sejamos honestos, é isso que os deixa interessantes, pois a autora usa aquela fórmula “o poder é a personalidade dele” em alguns casos.

Sumio Haiba

Como mencionado na sinopse, o protagonista da história é o Haiba e como talento único está a capacidade de prever o futuro. É bem inusitada a forma escolhida pro seu poder se manifestar. Ele simplesmente sente um sono incontrolável, dorme por uns instantes e sua mão sozinha escreve no diário, que ele chama de diário dos sonhos, o que está para acontecer. Esse poder é de uma extrema importância não só para os desafios que ele vai enfrentar, mas também para o desenvolvimento da história toda! Fora o seu poder, ele é um personagem bem divertido e encarna o papel de protagonista, como é esperado. Animado, motivador e valorizando a amizade e confiança do grupo acima de tudo, nunca desistindo não importa o perigo.

 

Shigeru Kurumiya

Dividindo um pouco o spotlight como protagonista, no lado feminino, está a amiga de infância e colega de classe do Haiba, Shigeru Kurumiya. Inicialmente, é apresentada como uma personagem sem poderes, mas mais pra frente isso tem a sua devida importância, é a única que eu realmente preciso manter o suspense para não estragar a experiência de vocês. Ela tem uma personalidade muito gentil e está sempre cuidando do Haiba, dando broncas quando ele fica flertando aleatoriamente com meninas ou fazendo alguma coisa muito imbecil, pois é a adolescência, né…?

 

 

Agora introduzindo aos personagens que conhecemos depois que o E-Test começa:

Aru Mizusawa

Aru Mizusawa: É literalmente o mascote do grupo. Quando foi capturado, estava trabalhando como mascote da polícia local chamado de Pit-Kun e esse também é o seu poder! Ele pode se transformar no fofíssimo Pit-Kun! Com isso ganha habilidades sobre-humanas como pulos poderosos, superforça e invulnerabilidade!

Moto Hasekura

Moto Hasekura: Tímido e medroso, Hasekura tem a habilidade de fazer coisas desaparecerem, mas não exatamente. Ele pode fazer o que desejar ficar invisível, seja uma parede, seja uma pessoa em uma foto ou até ele mesmo. Como disse antes, os poderes são muito reflexos das personalidades dos personagens, então ele externa essa coisa de “queria sumir”, de tão tímido que é.

Jiro Matsurigi

Jiro Matsurigi: Como em uma boa história em colégio tinha que ter, ele é o presidente do comitê disciplinar do colégio. Tem uma personalidade altiva, madura e é muito rígido com os colegas. Seu poder é a subtração cúbica. Explicando de forma fácil, ele tem o poder de fazer o que o Homem-Formiga faz nos filmes da Marvel, pode encolher e aumentar objetos, só não pode fazer isso com pessoas.

Hiina Kujoin

Hiina Kujoin: Também seguindo o bingo de estereótipos de personagens colegiais, temos a “oujou-sama” do grupo. Muito disciplinada e com o nariz em pé, é filha de uma família muito rica. Mas tem seu lado humilde e doce. Tem um dos poderes que, particularmente, considero um dos mais interessantes e originais! Ela tem uma mão fantasma! A única coisa que permite visualizá-la são marcas pretas que ela deixa onde toca.

Takemaru Sudo

Takemaru Sudo: Aquele aluno mal encarado e que está sempre escondido por baixo de seu casaco com capuz. Sempre nervoso e com mentalidade direta ao ponto. Tem a incrível habilidade de rebobinar as coisas, como por exemplo, pegar um objeto comum, como uma mesa, e rebobinar até antes de ela ter sido montada.

Finalmente temos o próprio Enigma, o grande vilão da história e que se apresenta apenas como uma caveira desfigurada em um telão. Fazendo questão de deixar claro que já conhece intimamente cada um dos participantes e que os desafios de E-Test são uma forma de seleção para encontrar pessoas fortes.

O misterioso Enigme

O que une a motivação dos personagens, além de sobreviver a um sequestro por um sociopata, é a promessa que o Enigma faz de que quem conseguir escapar terá um desejo realizado. Sendo que esse desejo, pelo que vemos com o que acontece com o Haiba, é algo que o próprio Enigma arquitetou. Nesse caso, o desejo dele é recuperar a mãe que foi aparentemente sequestrada pelo vilão. No decorrer da história, os outros personagens vão tendo seus desejos e motivações revelados e isso constrói ainda mais suas personas.

3 – Conclusão

Infelizmente, não posso me aprofundar mais na história ou em detalhes, pois pode estragar a experiência, e a minha intenção com esse texto é de fato tentar motivar vocês a procurarem por esse mangá. Garanto a vocês que será uma leitura divertida e empolgante, pois como todo bom mistério e terror, ele instiga a curiosidade e faz querer ir até o fim para entender tudo o que está acontecendo. A seleção de personagens é bem diversa e com certeza vocês irão se identificar com alguns. O altruísmo do Aru, a falta de paciência do Sudo que parece querer resolver tudo no soco ou o próprio Sumio Haiba sempre motivado, energético e puxando o melhor de cada envolvido nessa situação complicada.

Quanto ao traço e estilo de arte da Kenji Sakaki, acho muito bonito! É um traço limpo e que se mantém o mesmo do começo ao fim da história. Esse mangá não é o primeiro trabalho de Sakaki, então ela já tem seu estilo próprio bem estabelecido. As capas de cada volume são um show à parte! Um uso muito bom das cores e que dá muita vida. Ela consegue fazer com que a arte acompanhe a narrativa de uma forma que você sente a tensão, medo, insegurança e perigos de cada desafio imposto pelo Enigma! O design dos personagens alterna entre algo bem padrão, até bem excêntrico quando tem que ser. As escolhas estéticas são todas planejadas e tem suas funções narrativas.

Vale dar uma conferida, pois, em primeiro lugar, é bem raro termos algo além de “mangá de lutinha” e shoujo por aqui. Poder ler um mangá de gênero terror para variar é sempre uma ótima pedida pra sair da rotina. Além disso, ele está super acessível! Tem como encontrar a preços relativamente honestos o box com os sete volumes (e um marca página de brinde),que é o formato que tenho, podem ser comprados na loja oficial da JBC os volumes avulsos e também está disponível em versão digital!

Se vocês já leram esse mangá, deixem aí nos comentários suas críticas, e se ainda não tiveram a oportunidade, comentem também se ficaram curiosos! Além disso, quero saber também quem aí já teve a oportunidade de participar de um Escape Room de verdade! Ou se tem vontade de participar de um!

A minha edição do mangá de Enigma!

Revisão: Karin Cavalcante

Enigma – O Terror das Escape Rooms publicado primeiro em https://www.genkidama.com.br

from Sarah Anime https://ift.tt/2ROg49Z

Published by Sarah Fernandes

Quebrando os paradigmas da sociedade. Trabalho com TI e amo tudo relacionado a tecnologia e anime. Também sou blogger nas horas vagas e adoro compartilhar o que aprendo nas redes.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started